A Ação: Palavras que Brincam
O projeto Ponto de Cultura PALAVRAS QUE BRINCAM é uma ação desenvolvida pelo EMCANTAR visando a formação cultural em música e literatura na escola, com foco na vivência e criação artísticas. As atividades têm como público-alvo alunos e educadores das escolas públicas estaduais Padre Mário Forestan e Presidente Juscelino Kubistchek, em Uberlândia-MG. A partir de suas vivências nas oficinas, as crianças produzirão textos que serão publicados em livro e no blog do projeto, numa experiência capaz de reunir o desenvolvimento da criatividade, a democratização cultural e a inclusão social, sempre com a perspectiva de encantamento com o mundo que caracteriza o modo de ser do EMCANTAR.

PALAVRAS QUE BRINCAM é uma ação desenvolvida por meio do Programa Cultura Viva/Pontos de Cultura, em convênio com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Ministério da Cultura.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Compartilhando sonhos e vontades no 2º módulo da formação


A turma nova de educadores recebeu a visita da Raquel de "A Bolsa Amarela" (obra de Lygia Bojunga)


Compartilhou memórias, sonhos e vontades (não aquelas magrinhas que todo mundo pode ver, mas as vontades que crescem e engordam a vida toda...)

E prepararam números artísticos com cantigas e brincadeiras para serem apresentados nas praças Dom Almir e Alvorada no dia 25 de maio.


quinta-feira, 16 de maio de 2013

Educadores participantes do Ponto de Cultura Palavras que Brincam realizam apresentação artística na praça


A apresentação será no próximo dia 25 na praça no bairro Alvorada, na região leste de Uberlândia, como resultados das oficinas vivenciadas.


No próximo dia 25, sábado, o Ponto de Cultura Palavras que Brincam – Música e Literatura na Escola apresentará os resultados das duas primeiras oficinas de 2013. Serão três intervenções que mesclam cantigas e brincadeiras recriadas pelos educadores. A apresentação será realizada às 15h30 para a comunidade na praça do bairro Alvorada, na região leste de Uberlândia.

Segundo a oficineira do projeto, a arte-educadora Ana Lopez, ampliar o repertório cultural e vivenciar a criação artística nas oficinas é uma forma de subsidiar os educadores para que eles possam desenvolver o trabalho em sala de aula. E a ideia de apresentar os resultados para a comunidade partiu dos próprios educadores na última oficina, dia 4 de maio, após uma intervenção cênica e uma atividade de contação de história que abordou memórias, sonhos e vontades da infância.

“Esta atividade trouxe à tona muitas sensações da infância e muitas referências educadoras, o que mexeu com a emoção de todos e desencadeou um debate sobre a importância da afetividade, da brincadeira e da arte no processo aprendizagem das crianças”, destaca a arte-educadora.

De acordo com Lopez, a apresentação para a comunidade será uma preparação para a Mostra de Trabalho do projeto, que acontecerá em junho e contará com os números artísticos criados pelos educadores e uma exposição dos trabalhos realizados com alunos.

Ciclo Assessoria de Imprensa




2º módulo da formação com os educadores da E. E. Presidente Juscelino Kubitschek


No dia 04/05 foi realizado o 2º módulo da formação com educadores do projeto.

A turma da E.E. Presidente Juscelino Kubitschek planejou atividades para serem realizadas na sala de aula, um exercício de associar as atividades literárias e musicais com o que já acontece na escola. Além disso, eles estão preparando uma surpresa para o público da Mostra de Trabalho, que acontecerá em julho.




O Ponto reinicia formação com educadores


Ao todo, serão cinco módulos de oficinas de música e literatura oferecidas gratuitamente pelo Ponto de Cultura Palavras que Brincam – Música e Literatura na Escola




O Ponto de Cultura Palavras que Brincam – Música e Literatura na Escola reiniciou em abril as atividades com educadores, em Uberlândia (MG). O projeto é realizado desde 2010, já tendo desenvolvido oficinas com 80 educadores e 120 alunos. Para 2013 está prevista a finalização do trabalho com a formação de educadores para multiplicação das práticas vivenciadas no contexto escolar.
Por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Ministério da Cultura, a Associação EMCANTAR realiza a gestão do Ponto de Cultura e é responsável pelo desenvolvimento das atividades que envolvem, neste ano, 60 educadores.
As oficinas, cujo objetivo é promover o fomento de ideias e de práticas culturais educativas para serem aplicadas em sala de aula, irão acontecer em cinco módulos que serão oferecidas para duas turmas aos sábados, das 08h às 11h e 13h às 16h, entre os meses de abril e junho, no Clube CESAG – Rua Maria Augusta de Morais, n° 04 – bairro Alvorada.
Somente no ano passado, as práticas culturais educativas desenvolvidas pelos educadores que participaram das oficinas foram aplicadas, criadas e recriadas em sala de aula com aproximadamente 1.300 alunos.
Para a professora da E. E. Presidente Juscelino Kubitschek, Sandra Maria do Nascimento, que participou das oficinas do Ponto de Cultura em 2012, as atividades serviram de estímulo para o planejamento das aulas, ao proporcionarem uma ampliação da capacidade criativa dos professores.
“O resultado é que as aulas ficam mais agradáveis, os professores conseguem interagir melhor com os alunos, estimulando-os e prendendo a atenção deles com contação de histórias, músicas e várias outras atividades culturais”, afirma Sandra.
De acordo com uma das oficineiras do projeto, a arte-educadora Ana Lopez, neste ano, cerca de 20 atividades serão realizadas durante os cinco módulos de oficinas com os educadores.
“Um dos requisitos da oficina é que os professores coloquem em prática com seus alunos o que estão aprendendo. Desse modo, a perspectiva é que 200 atividades sejam aplicadas pelos professores em sala de aula, além da realização da 3ª Mostra de Trabalhos dos Educadores, em que eles irão expor as práticas culturais educativas desenvolvidas ao longo das oficinas”, conta Ana Lopez.


Ciclo Assessoria de Imprensa