A Ação: Palavras que Brincam
O projeto Ponto de Cultura PALAVRAS QUE BRINCAM é uma ação desenvolvida pelo EMCANTAR visando a formação cultural em música e literatura na escola, com foco na vivência e criação artísticas. As atividades têm como público-alvo alunos e educadores das escolas públicas estaduais Padre Mário Forestan e Presidente Juscelino Kubistchek, em Uberlândia-MG. A partir de suas vivências nas oficinas, as crianças produzirão textos que serão publicados em livro e no blog do projeto, numa experiência capaz de reunir o desenvolvimento da criatividade, a democratização cultural e a inclusão social, sempre com a perspectiva de encantamento com o mundo que caracteriza o modo de ser do EMCANTAR.

PALAVRAS QUE BRINCAM é uma ação desenvolvida por meio do Programa Cultura Viva/Pontos de Cultura, em convênio com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Ministério da Cultura.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Projeto: Avós, outros pais que temos no coração

Avós, outros pais que temos no coração é um projeto de contação de histórias e uma homenagem para as avós dos alunos da Escola Estadual Padre Mário Forestan. Ele foi idealizado pela professora Niry Kátia, mas, aos poucos, foi abraçado pelas professoras Flávia, Orli e Kátia.

A primeira etapa do trabalho foi realizada em julho, mês no qual é comemorado o dia das Avós. Um encontro bem aconchegante com quitandas, contações de histórias e apresentações artísticas aconteceu no dia 09 no pátio da escola.


A primeira apresentação foi realizada pelos aulnos da professora Niry Kátia. Vestidos de personagens da obra Menina Bonita do Laço de Fita da Ana Maria Machado, os meninos contaram a história do coelhinho que queria ter a cor negra igual a da menina bonita. Os alunos menores rodearam a apresentação e se deliciaram com a história, mas logo em seguida foi a vez deles apresentarem, em forma de brincadeira, a história do Terreiro da Vovó.

E, para finalizar o encontro, a professora Orli com seu personagem Vovó Orli contou A história da Coca de Bia Bedran e teve como coro os alunos, os pais e os avós presentes. Esse foi um convite para que nos próximos encontros os protagonistas, contadores de história, sejam os avós dos alunos da escola.

7 comentários:

  1. Tenho boas lembranças da minha avó. entrei na escola aos cinco anos e ela era que arrumava meu lanche, me ajudava a vestir o uniforme e segurava minha mão enquanto eu esperava a pirua do Bim me buscar.Eu ainda era pequena quando ela morreu,mas dessas imagens eu não me esqueço nunca! Otimo o projeto! Sorte de quem tem avó!!
    Beijos
    Ana Paula Rabelo

    ResponderExcluir
  2. Já tive oportunidade de trabalhar com meus alunos o resgate da infância de seus avós, como por exemplo, as brincadeiras, a escola, as regras que eram diferentes, os brinquedos fabricados pela própria criança, dentre outros. É maravilhoso ver como os alunos ficaram enstusiasmados. E o trabalho das Professoras Niry, Flávia, Orli e Kátia ficaram maravilhosos. Parabéns a todos da escola Padre Mário Forestan.

    Maria Luiza

    ResponderExcluir
  3. Esse dia foi encantador!!!!Vai ficar pra sempre em nossos corações. Parabéns professoras do Padre Mário!!Tenho orgulho de fazer parte dessa equipe.Bjs

    ResponderExcluir
  4. A tarde trouxe boas lembranças dos nossos avós. Um trabalho carinhoso dos professores aos avós dos alunos que a gente tem nos nossos corações. Parabéns professores, alunos e avós da escola!

    ResponderExcluir
  5. amiga parabens pelo trabalho desenvolvido..foi realmente mto lindo...harley

    ResponderExcluir
  6. Colegas,valeu pelo engajamento de todos no desenvolvimento deste grandioso trabalho.Beijos a todos.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela tarde agradável que passamos juntos nesse projeto desenvolvidos por todos.

    ResponderExcluir