A Ação: Palavras que Brincam
O projeto Ponto de Cultura PALAVRAS QUE BRINCAM é uma ação desenvolvida pelo EMCANTAR visando a formação cultural em música e literatura na escola, com foco na vivência e criação artísticas. As atividades têm como público-alvo alunos e educadores das escolas públicas estaduais Padre Mário Forestan e Presidente Juscelino Kubistchek, em Uberlândia-MG. A partir de suas vivências nas oficinas, as crianças produzirão textos que serão publicados em livro e no blog do projeto, numa experiência capaz de reunir o desenvolvimento da criatividade, a democratização cultural e a inclusão social, sempre com a perspectiva de encantamento com o mundo que caracteriza o modo de ser do EMCANTAR.

PALAVRAS QUE BRINCAM é uma ação desenvolvida por meio do Programa Cultura Viva/Pontos de Cultura, em convênio com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Ministério da Cultura.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Ponto de Cultura Palavras que Brincam finaliza atividades com Mostra de Trabalhos

Em três anos, projeto totaliza uma média de 1.000 atividades artístico-culturais realizadas por cerca de 80 educadores com mais de 2.000 alunos de escolas públicas de Uberlândia (MG).

Será no próximo sábado, dia 29, a mostra de trabalhos dos participantes do Ponto de Cultura Palavras que Brincam, realizado com educadores de escolas públicas de Uberlândia, MG. A terceira edição da mostra marca a finalização de três anos de projeto.

Segundo Ana Lopez, oficineira do projeto, a Mostra será composta de trabalhos sobre práticas artístico-culturais realizados pelos educadores em sala de aula a partir das oficinas mensais. A intenção é apresentar para a comunidade o trabalho realizado neste último semestre, pois os demais foram expostos nas mostras anteriores. Além da mostra dos trabalhos haverá também intervenções artísticas e uma palestra sobre as relações entre Cultura, Educação e Cidadania.

“Desenvolver o trabalho do ponto de cultura é muito gratificante, pois me deu a possibilidade de conhecer e trabalhar em rede com agentes culturais que realizam ações de mobilização cultural em todo o país e de fortalecer a minha prática artístico-pedagógica e dos educadores de escolas públicas”, destaca Lopez.

Para a professora da Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek, Sandra Maria do Nascimento, que participou das oficinas do Ponto de Cultura em 2012, as atividades serviram de estímulo para o planejamento das aulas, ao proporcionarem uma ampliação da capacidade criativa dos professores. 

“O resultado é que as aulas ficam mais agradáveis, os professores conseguem interagir melhor com os alunos, estimulando-os e prendendo a atenção deles com contação de histórias, músicas e várias outras atividades culturais”, afirma Sandra.

O evento é aberto para a comunidade e se configura como uma oportunidade de trocas de experiências e reflexões sobre o potencial mobilizador da cultura no desenvolvimento pessoal e social. Educadores, artistas, estudantes, agentes sociais e familiares dos participantes são convidados para celebrar esse momento, conhecer o trabalho dos educadores e a proposta que fundamenta os Pontos de Cultura. 

Palestra

Além da Mostra, participantes também terão a oportunidade de assistir a palestra sobre as relações entre Cultura, Educação e Cidadania com Guiomar Boaventura, diretora artística da Vórtice Escola de Danças e coordenadora geral do Ponto de Cultura Pé de Moleque – dança Cidadã, que tem como foco proporcionar o acesso de crianças e adolescentes ao ballet clássico.

Por mais de 20 anos, Boaventura tem trabalhado para que a dança seja uma profissão digna no Brasil. Como resultado desse esforço, soma-se as seguintes premiações de seus alunos:
Passo de Arte Minas – 2013: 1º lugar variação masculino para o bailarino Victhor Hudson; 06 medalhas de ouro, 03 de bronze e 02 vagas para Youth América Grand Prix de Nova York 2014 e prêmio de Melhor Grupo. Guiomar é professora convidada do Passo de Arte Competição Nacional 2013.
TANZOLYMP – 2013: 4º Lugar variação feminino para a bailarina Amanda Caixeta;
4º Beijing Internacional Ballet – 2012: Prêmio especial do Júri para o bailarino Daniel Robert.
Também em 2013, o aluno Victor Caixeta conquistou duas bolsas completas de Estudos, uma para Ópera Estatal de Viena e outra para o Orlando Ballet School.


Edições anteriores
Nos anos de 2011 e 2012 foram realizadas Mostras de Trabalhos dos educadores, como primeiros resultados do trabalho desenvolvido. Além disso, os alunos participantes das oficinas lançaram dois livros, produzidos nas oficinas, e realizaram apresentações artísticas inéditas. Para saber mais, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário