A Ação: Palavras que Brincam
O projeto Ponto de Cultura PALAVRAS QUE BRINCAM é uma ação desenvolvida pelo EMCANTAR visando a formação cultural em música e literatura na escola, com foco na vivência e criação artísticas. As atividades têm como público-alvo alunos e educadores das escolas públicas estaduais Padre Mário Forestan e Presidente Juscelino Kubistchek, em Uberlândia-MG. A partir de suas vivências nas oficinas, as crianças produzirão textos que serão publicados em livro e no blog do projeto, numa experiência capaz de reunir o desenvolvimento da criatividade, a democratização cultural e a inclusão social, sempre com a perspectiva de encantamento com o mundo que caracteriza o modo de ser do EMCANTAR.

PALAVRAS QUE BRINCAM é uma ação desenvolvida por meio do Programa Cultura Viva/Pontos de Cultura, em convênio com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Ministério da Cultura.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Martha Pannunzio na Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek.


O universo da leitura é fascinante. Ficar imerso numa história fantástica, avançar capítulos como se não houvesse amanhã, se identificar e se colocar no lugar de um personagem... são todas sensações únicas, que só um bom livro te permite experimentar.

Mas junto com a questão da fantasia, também surgem as dúvidas quanto a raiz de tudo aquilo. "Quem foi que escreveu essa história? Será que tudo aconteceu de verdade? Qual foi o estímulo do escritor para pensar nesse e naquele detalhe? Em quem ele se inspirou para criar os personagens?" Foi para fazer esses esclarecimentos e aproximar ainda mais as crianças da E. E. Juscelino Kubistchek à prática da literatura que a escritora Martha Pannunzio foi fazer-lhes uma visita, no dia 17 de junho de 2011, como uma atividade especial de desdobramento do Palavras que Brincam. É o projeto "Visita do Autor".

Martha, que já foi vereadora de Uberlândia, é conhecida pela sua histórica luta pelo estímulo à leitura nas escolas. Como professora, trabalhou durante 31 anos na rede pública de ensino e, como escritora, é responsável por livros premiados nacionalmente - "Veludinho" levou o Prêmio de Literatura Infantil em 1979 e "Bicho-do-mato" o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte em 1986.

Em bate-papo com Martha na biblioteca da escola, as crianças participantes do Palavras que Brincam compartilharam as suas experiências de leitura, mencionando quais livros da autora foram lidos em sala de aula. Entre comentários empolgados vindos de meninos e meninas, "Veludinho" e "Era uma vez um rio" revelaram-se os livros preferidos da turma. As obras da escritora estão tematicamente bastante alinhadas com o projeto Palavras que Brincam, pois dissertam sobre a valorização da infância, proteção da natureza e a educação por meio da arte e da cultura.

Martha, que como as crianças gosta muito de conversar, falou de sua experiência como escritora a partir de uma abordagem bem lúdica e educativa, fazendo comparações entre "conceber um livro" e a prática de ler/escrever na escola o tempo todo. Sua participação no projeto Palavras que Brincam se deu de forma estimulante e crítica ao mesmo tempo, já que a escritora não perdia a oportunidade de "puxar a orelha" dos alunos sobre a relação com o meio ambiente. "O que vemos hoje é a humanidade inteira sendo regida pelos interesses de poucos, e a cultura e o meio ambiente não são prioridades para eles. Já que o adulto tem uma séria dificuldade em tomar atitude, então vamos trabalhar com a criança. Por isso, não desistam dessa luta", provocou Martha, como se estivesse falando com "gente grande".

Em uma das salas que visitou, Martha encontrou as paredes repletas de desenhos e redações inspiradas pelas histórias de seus livros. Ganhou presentes, cartas das crianças, lanchou com todos e finalizou o encontro convidando todos para visitarem a sua fazenda, um espaço tranquilo e grande, de pleno contato com o cerrado. "Vai ser um prazer receber vocês na minha fazenda. Lá poderemos ler e escrever juntos. Sem cobrança, sem restrições, sem limites. Porque é assim que a leitura têm que ser trabalhada".

5 comentários:

  1. Foi maravilhoso este projeto, tanto para os alunos e professores que participaram deste encontro comMartha Pannunzio. Somos gratas pela parceria com o Palavras que Brincam, em especial Ana Lopes, pelo apoio em todos os momentos. E nosso muito obrigada a Martha por ter nos visitado.

    ResponderExcluir
  2. deve ser muito legal conhecer a Martha Pannunzio
    eu queria ter participado deve que foi um prazer conhece-la


    lorrayne 7 ano B

    ResponderExcluir
  3. deve ter sido legal




    deivid 4 ano b

    ResponderExcluir
  4. Foi maravilhosa a presença desta ilustre autora na nossa escola, pois as crianças tiveram a oportunidade não só de conhecer suas obras como de fazer perguntas acerca dos livros que a mesma escreve. E puderam perceber e entender que todos somos capazes e quem sabe num futuro próximo não sairá daqui novos autores.

    ResponderExcluir