A Ação: Palavras que Brincam
O projeto Ponto de Cultura PALAVRAS QUE BRINCAM é uma ação desenvolvida pelo EMCANTAR visando a formação cultural em música e literatura na escola, com foco na vivência e criação artísticas. As atividades têm como público-alvo alunos e educadores das escolas públicas estaduais Padre Mário Forestan e Presidente Juscelino Kubistchek, em Uberlândia-MG. A partir de suas vivências nas oficinas, as crianças produzirão textos que serão publicados em livro e no blog do projeto, numa experiência capaz de reunir o desenvolvimento da criatividade, a democratização cultural e a inclusão social, sempre com a perspectiva de encantamento com o mundo que caracteriza o modo de ser do EMCANTAR.

PALAVRAS QUE BRINCAM é uma ação desenvolvida por meio do Programa Cultura Viva/Pontos de Cultura, em convênio com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Ministério da Cultura.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Oficina com Educadores contou com a presença de Francine Rezende.

Oficina com Educadores


A última oficina realizada com educadores pôde contar com a intervenção de Francine Rezende integrante do grupo EMCANTAR atuando no mesmo como artista e educadora nos projetos Curupira e Engenho do Campo.
A participação de Francine contou com uma intervenção cênica e roda de conversa onde artista educadora trabalhou obras do escritor Pedro Bandeira.


Através do texto apresentado cenicamente, Francine mostrou as várias formas de se trabalhar literatura usando a contação de história, afinal qual criança não resiste a uma boa contação seja ela na sala de aula ou não?

Já na roda de conversa muito se falou na busca pelo encantamento de quem se aprende (alunos), e na importância de ampliar o repertório educacional e cultural dos mesmos. Como? Oferecendo-lhes uma educação firme de qualidade assim poderão escolher o que querem ser ou fazer isso é Desenvolvimento Humano. A cada vez que educadores buscam melhorar o ensino mais eles contribuem para que esse desenvolvimento aconteça com qualidade.

Francine disse: “Nós devemos renovar os votos de educador ao olhar nos olhos e mentes das crianças”.
 
 

A proposta foi lançada e os educadores reunidos foram logo colocando na prática. O grupo foi dividido em três, cada qual recebeu uma obra literária do autor Pedro Bandeira, após terem feito a leitura pensaram na forma que o texto seria contado para os demais presentes.
 
O resultado aqui na oficina foi ótimo agora vamos aguardar notícias do que será feito nas salas de aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário