A Ação: Palavras que Brincam
O projeto Ponto de Cultura PALAVRAS QUE BRINCAM é uma ação desenvolvida pelo EMCANTAR visando a formação cultural em música e literatura na escola, com foco na vivência e criação artísticas. As atividades têm como público-alvo alunos e educadores das escolas públicas estaduais Padre Mário Forestan e Presidente Juscelino Kubistchek, em Uberlândia-MG. A partir de suas vivências nas oficinas, as crianças produzirão textos que serão publicados em livro e no blog do projeto, numa experiência capaz de reunir o desenvolvimento da criatividade, a democratização cultural e a inclusão social, sempre com a perspectiva de encantamento com o mundo que caracteriza o modo de ser do EMCANTAR.

PALAVRAS QUE BRINCAM é uma ação desenvolvida por meio do Programa Cultura Viva/Pontos de Cultura, em convênio com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Ministério da Cultura.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pontos de Cultura do Triângulo e Alto Paranaíba realizam 1ª Teia Regional em Uberaba-MG.

O dia 24 de setembro foi marcante na história dos Pontos de Cultura do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A realização da primeira teia regional foi reflexo da capacidade de articulação e realização dos pontos dessa região, culminando na concretização de ideias e ideais, na apresentação de trabalhos consistentes que se realizam na cidade, na zona rural, na escola, no bairro, em qualquer canto em que fervilha a cultura.


Com participação de cerca de 50 pessoas, dentre ponteiros, artistas, representantes dos governos municipal, estadual e federal e produtores culturais, a Teia Regional dos Pontos de Cultura do Triângulo e Alto Paranaíba, que aconteceu no TEU - Teatro Experimental de Uberaba, contou com mais de 10 pontos de cultura, contemplando principalmente as áreas de música, percussão, capoeira, famílias rurais, dança, produção audiovisual, informática, fotografia, cinema, produção gráfica, além de um Pontão de Cultura, com atuação nas cidades de Araguari, Uberlândia, Uberaba, Araxá e Patos de Minas. Um verdadeiro exemplo de diversidade em que é possível construir coletivamente.

A abertura do evento contou com a fala de boas vindas da Fundação Cultural de Uberaba, uma das anfitriãs da Teia. Na ocasião, Ana Paula Rabelo, do EMCANTAR, também mencionou a importância histórica do dia, uma vez que era uma realização coletiva, com espírito de cooperação. "Esse é um evento realizado a muitas mãos. E esse é o verdadeiro espírito da teia", concluiu Ana Paula. Ao final da abertura oficial, uma belíssima apresentação do Quinteto de Cordas, de Uberaba.

Na sequencia, Mônica Profeta, representante da regional do Ministério da Cultura, iniciou sua fala, abordando pontos importantes no Programa Cultura Viva e na relação entre Estado e Pontos de Cultura. Segundo ela, a visão de cultura na atualidade reflete uma percepção de que "cultura é área estratégica para a dimensão cidadã e deve considerar o princípio de participação da sociedade na produção cultural". Na perspectiva do Estado, a visão de cultura está embasada na Constituição Federal e nos Direitos Culturais (direito à identidade, à diversidade, à participação na vida cultural, direito autoral e direito à cooperação cultural internacional).

Mônica também aprofundou nas dimensões da Cultura: simbólica, cidadã e econômica, que são os elementos que viabilizam a valorização da cultura enquanto produção, enquanto democratização do acesso aos bens culturais e ainda enquanto elemento estratégico para economia.

Após essa contextualização, Mônica abordou pontos do Programa Cultura Viva, reforçando seu ideal de ser um programa de acesso aos meios de formação, criação, difusão e fruição da cultura. Além de seus objetivos e estratégias, foram apresentadas suas principais bases, que podem ser vivenciadas no dia a dia de cada Ponto de Cultura: Autonomia, Protagonismo e Empoderamento.

Nesse sentido, Mônica conclui sua fala defendendo a cultura como dimensão simbólica e econômica e a capacidade brilhante de os Pontos de Cultura serem iniciativas que articulam e impulsionam um conjunto de ações que acontecem na comunidade. Para ela, esses conceitos devem cada vez mais ser entendidos no conjunto e expressos na experiência dos Pontos. E, um dos pontos-chave para o sucesso das iniciativas é o exercício da gestão compartilhada, que vai desde a democratização das ações no interior do ponto até a articulação em redes de atuação. Após a explanação de Mônica, foi aberto momento para perguntas e debate.


Uma pausa para almoço e troca de experiências. Com pontos e pessoas que se conheceram pela primeira vez, a oportunidade de saber mais sobre a realidade de cada grupo se dava nos momentos de intervalo, na exposição de trabalhos, em toda ocasião possível para conversar e conhecer mais.

E no período da tarde, mais um momento para discussão e aprofundamento nas questões pertinentes aos pontos da região. Por isso, Ana Beatriz Cunha, representante de Superintendência de Interiorização da Secretaria de Estado de Cultura apresentou o modelo inovador de relacionamento com Pontos de Cultura e produtores culturais da região, uma vez que a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais está cada vez mais se localizando no interior para entender as necessidades dessas minas gerais que são muitas. Além da dimensão técnica desse trabalho, ela ressaltou a importância da valorização da produção cultural coletiva e a intenção do governo de Minas em cada vez mais articular, descentralizar e regionalizar a gestão cultural.



Após novo debate, foi momento de mais uma intervenção artística. Assim, foi apresentado um vídeo produzido em Patos de Minas via Pontão de Cultura do Triângulo em parceria com Ponto de Cultura Patureba. Após a exibição, uma roda de capoeira de outro Ponto de Cultura de Uberaba.

Antes de encerrar o encontro, os ponteiros fizeram o levantamento de 09 diretrizes que serão encaminhadas para a Teia Estadual dos Pontos de Cultura, a ser realizada em novembro, em Belo Horizonte. Além disso, foram discutidas também questões internas como a comunicação entre os Pontos de Cultura da região, sugerida a criação de um portal virtual para troca de informações entre os Pontos, validada a participação de todos nas redes virtuais já estabelecidas.

Ao final do encontro foram eleitos novos representantes da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a saber: Ana Paula Rabelo (EMCANTAR), Ricardo Oliveira (Trupe de Truões) e Kate Arabe (Pontão de Cultura). A finalização da Teia foi em alto estilo, com apresentação de um belíssimo coral, também Ponto de Cultura de Uberaba, entoando clássicos da música brasileira, emocionando ponteiros e deixando todos com o sentimento de missão cumprida.

4 comentários:

  1. Oi meu nome é Nathália e queria desejar um feliz natal para a Viviane,Ana Paula,Pablo(o pai do Jefferson)Um beijo!!!Tchau,Tchau

    ResponderExcluir
  2. Me chamo Brendo,e queria desejar um feliz e merecido natal a todos do Emcantar principalmente a Ana Paula,Pablo,Viviane,Carlos.

    ResponderExcluir
  3. O Ana Paula e Viviane obrigado pelo todos os dias que voces estiveram com nosco truma 5ºa.
    Eu Paulo Ricardo desejo um Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  4. Eu me chamo Filipe e eu gostei muito das atividades eu desejo um Feliz Natal para todos que participaram da atividades eu quero mandar um abraço para os meninos do emcantar.Beijinhos

    ResponderExcluir