A Ação: Palavras que Brincam
O projeto Ponto de Cultura PALAVRAS QUE BRINCAM é uma ação desenvolvida pelo EMCANTAR visando a formação cultural em música e literatura na escola, com foco na vivência e criação artísticas. As atividades têm como público-alvo alunos e educadores das escolas públicas estaduais Padre Mário Forestan e Presidente Juscelino Kubistchek, em Uberlândia-MG. A partir de suas vivências nas oficinas, as crianças produzirão textos que serão publicados em livro e no blog do projeto, numa experiência capaz de reunir o desenvolvimento da criatividade, a democratização cultural e a inclusão social, sempre com a perspectiva de encantamento com o mundo que caracteriza o modo de ser do EMCANTAR.

PALAVRAS QUE BRINCAM é uma ação desenvolvida por meio do Programa Cultura Viva/Pontos de Cultura, em convênio com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Ministério da Cultura.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Trabalhando os parâmetros do som

Hoje trabalhamos tom na música, como ele é usado e suas áreas,
tendo como referência a música O sapo não lava o pé (versão funk)

 O sapo não lava o pé

O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé porque não quer

quinta-feira, 7 de junho de 2012

O que seria uma apresentação artística?

A maioria das crianças que está participando do projeto nunca realizou uma apresentação artística. Para elucidar a magia do que é subir e do que pode ser apresentado no palco, foi apresentado a elas o espetáculo em vídeo“Ser Minas Tão Gerais”.
"Ser Minas tão gerais" - Domingo eu assisti aqui em casa um dos melhores espetáculos da minha vida. Aninha ganhou de presente um DVD do grupo Ponto de Partida (um grupo de teatro excelente lá de Barbacena) com o espetáculo "Ser Minas tão gerais" com participações mais do que especiais do Milton Nascimento e dos Meninos de Araçuaí (lindos e talentosos demais!). É com músicas do Milton, do folclore da região do Vale do Jequitinhonha e poesias de nada mais nada menos do q Carlos Drummond de Andrade!
<BR>SENSACIONAL! Pena q eles não apresentam mais este espetáculo espetacular...
<BR>Foi uma das coisas mais lindas q eu vi na vida, me emocionei demais! Recomendo MESMO!
<BR>FDS tranquilim, só saí no sábado, níver da Nayara, cheguei em casa mais de 4:00hs! Teve bão, viu?
<BR>
<BR>Boa semanaaaaaaaaaaaaaa! - Fotolog
(Espetáculo Ser Minas Tão Gerais)

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Projeto Crônicas em sala de aula

O Projeto Crônicas em sala de aula foi desenvolvido em sala de aula pela professora de Língua Portuguesa Maria das Graças de Sousa com as turmas de 9º ano da escola Juscelino Kubitschek.

Num primeiro momento os alunos tiveram acesso a diversos livros de crônicas que foram expostos na biblioteca da escola.

No desenvolvimento das atividades, os alunos foram instigados a ler, a criar e a conhecer vários textos do gênero crônicas, uma vez que este aborda assuntos bem próximos da realidade escolar e do cotidiano dos alunos.

Os objetivos do projeto foram plenamente atingidos pelos alunos, pois eles aprenderam a conceituar este gênero literário e, principalmente, produziram suas próprias crônicas.

Os resultados estão na produção de crônicas realizadas pelos alunos e por seus comentários sobre o projeto: Crônicas em sala de aula.

Abaixo temos a crônica produzida pelo aluno João Vitor Souza Dorneles e os comentários de outros alunos.