A Ação: Palavras que Brincam
O projeto Ponto de Cultura PALAVRAS QUE BRINCAM é uma ação desenvolvida pelo EMCANTAR visando a formação cultural em música e literatura na escola, com foco na vivência e criação artísticas. As atividades têm como público-alvo alunos e educadores das escolas públicas estaduais Padre Mário Forestan e Presidente Juscelino Kubistchek, em Uberlândia-MG. A partir de suas vivências nas oficinas, as crianças produzirão textos que serão publicados em livro e no blog do projeto, numa experiência capaz de reunir o desenvolvimento da criatividade, a democratização cultural e a inclusão social, sempre com a perspectiva de encantamento com o mundo que caracteriza o modo de ser do EMCANTAR.

PALAVRAS QUE BRINCAM é uma ação desenvolvida por meio do Programa Cultura Viva/Pontos de Cultura, em convênio com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Ministério da Cultura.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

O que seria uma apresentação artística?

A maioria das crianças que está participando do projeto nunca realizou uma apresentação artística. Para elucidar a magia do que é subir e do que pode ser apresentado no palco, foi apresentado a elas o espetáculo em vídeo“Ser Minas Tão Gerais”.
"Ser Minas tão gerais" - Domingo eu assisti aqui em casa um dos melhores espetáculos da minha vida. Aninha ganhou de presente um DVD do grupo Ponto de Partida (um grupo de teatro excelente lá de Barbacena) com o espetáculo "Ser Minas tão gerais" com participações mais do que especiais do Milton Nascimento e dos Meninos de Araçuaí (lindos e talentosos demais!). É com músicas do Milton, do folclore da região do Vale do Jequitinhonha e poesias de nada mais nada menos do q Carlos Drummond de Andrade!
<BR>SENSACIONAL! Pena q eles não apresentam mais este espetáculo espetacular...
<BR>Foi uma das coisas mais lindas q eu vi na vida, me emocionei demais! Recomendo MESMO!
<BR>FDS tranquilim, só saí no sábado, níver da Nayara, cheguei em casa mais de 4:00hs! Teve bão, viu?
<BR>
<BR>Boa semanaaaaaaaaaaaaaa! - Fotolog
(Espetáculo Ser Minas Tão Gerais)

Depois de assistirem ao vídeo, os meninos contaram suas impressões sobre as cenas, músicas, figurinos, personagens e a participação de crianças como elas no espetáculo. Em seguida foram convidadas a darem ideias para a criação de números tão bonitos quanto os apresentados.
Mas não parou por aí não, a oficina seguiu com os instrumentos de percussão e noções básicas de ritmo a partir da brincadeira cantada Escravos de Jó, que poderá vir a ser um dos números da apresentação artística deles.

Ser Minas Tão Gerais

O espetáculo se transformou num enorme sucesso, apresentado para mais de quarenta mil pessoas em espaços consagrados como o Teatro Municipal, do Rio de Janeiro, o Teatro Nacional, de Brasília, o Castro Alves, em Salvador, o Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Em seguida se apresentou em Paris, Canadá e ganhou o mundo!
Neste espetáculo, regado a música regional mineira, Milton Nascimentocontracena com quarenta crianças do Coral de Meninos do Araçuaí (MG) e o Grupo de Teatro Ponto de Partida, em uma trama permeada por versos de Carlos Drummond de Andrade, bom humor, canções de toda a carreira de Milton, folclore, dança, alegria e lágrimas. (Para saber mais sobre o espetáculo clique aqui
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário