A Ação: Palavras que Brincam
O projeto Ponto de Cultura PALAVRAS QUE BRINCAM é uma ação desenvolvida pelo EMCANTAR visando a formação cultural em música e literatura na escola, com foco na vivência e criação artísticas. As atividades têm como público-alvo alunos e educadores das escolas públicas estaduais Padre Mário Forestan e Presidente Juscelino Kubistchek, em Uberlândia-MG. A partir de suas vivências nas oficinas, as crianças produzirão textos que serão publicados em livro e no blog do projeto, numa experiência capaz de reunir o desenvolvimento da criatividade, a democratização cultural e a inclusão social, sempre com a perspectiva de encantamento com o mundo que caracteriza o modo de ser do EMCANTAR.

PALAVRAS QUE BRINCAM é uma ação desenvolvida por meio do Programa Cultura Viva/Pontos de Cultura, em convênio com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Ministério da Cultura.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Trabalhando os parâmetros do som

Hoje trabalhamos tom na música, como ele é usado e suas áreas,
tendo como referência a música O sapo não lava o pé (versão funk)

 O sapo não lava o pé

O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé porque não quer


 Parâmetros do som

  1. Altura diz respeito a tonalidade aguda ou grave do som. Ela define a Nota Musical. É uma grandeza escalar referente a freqüência do Som. Sendo assim é linear, ou seja, dados dois sons quaisquer, um deles é mais baixo (mais gravemenos agudo), mais alto (mais agudomenos grave) ou uníssono(agudez igualgravidez igual) ao outro.
  2. Intensidade diz respeito a força do Som. É chamada usualmente de "volume" e é medida em decibéis. Também é uma grandeza escalar e por conseguinte linear: dados dois sons quaisquer, um deles é mais fraco(piano), forte ou igual (força igualfraqueza igual) ao outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário