A Ação: Palavras que Brincam
O projeto Ponto de Cultura PALAVRAS QUE BRINCAM é uma ação desenvolvida pelo EMCANTAR visando a formação cultural em música e literatura na escola, com foco na vivência e criação artísticas. As atividades têm como público-alvo alunos e educadores das escolas públicas estaduais Padre Mário Forestan e Presidente Juscelino Kubistchek, em Uberlândia-MG. A partir de suas vivências nas oficinas, as crianças produzirão textos que serão publicados em livro e no blog do projeto, numa experiência capaz de reunir o desenvolvimento da criatividade, a democratização cultural e a inclusão social, sempre com a perspectiva de encantamento com o mundo que caracteriza o modo de ser do EMCANTAR.

PALAVRAS QUE BRINCAM é uma ação desenvolvida por meio do Programa Cultura Viva/Pontos de Cultura, em convênio com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Ministério da Cultura.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Educadores participantes do Ponto de Cultura Palavras que Brincam realizam apresentação artística na praça


A apresentação será no próximo dia 25 na praça no bairro Alvorada, na região leste de Uberlândia, como resultados das oficinas vivenciadas.


No próximo dia 25, sábado, o Ponto de Cultura Palavras que Brincam – Música e Literatura na Escola apresentará os resultados das duas primeiras oficinas de 2013. Serão três intervenções que mesclam cantigas e brincadeiras recriadas pelos educadores. A apresentação será realizada às 15h30 para a comunidade na praça do bairro Alvorada, na região leste de Uberlândia.

Segundo a oficineira do projeto, a arte-educadora Ana Lopez, ampliar o repertório cultural e vivenciar a criação artística nas oficinas é uma forma de subsidiar os educadores para que eles possam desenvolver o trabalho em sala de aula. E a ideia de apresentar os resultados para a comunidade partiu dos próprios educadores na última oficina, dia 4 de maio, após uma intervenção cênica e uma atividade de contação de história que abordou memórias, sonhos e vontades da infância.

“Esta atividade trouxe à tona muitas sensações da infância e muitas referências educadoras, o que mexeu com a emoção de todos e desencadeou um debate sobre a importância da afetividade, da brincadeira e da arte no processo aprendizagem das crianças”, destaca a arte-educadora.

De acordo com Lopez, a apresentação para a comunidade será uma preparação para a Mostra de Trabalho do projeto, que acontecerá em junho e contará com os números artísticos criados pelos educadores e uma exposição dos trabalhos realizados com alunos.

Ciclo Assessoria de Imprensa




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