Ao todo, serão cinco módulos de oficinas de música e literatura oferecidas gratuitamente pelo Ponto de Cultura Palavras que Brincam – Música e Literatura na Escola
quinta-feira, 16 de maio de 2013
O Ponto reinicia formação com educadores
Ao todo, serão cinco módulos de oficinas de música e literatura oferecidas gratuitamente pelo Ponto de Cultura Palavras que Brincam – Música e Literatura na Escola
O Ponto de Cultura Palavras que Brincam – Música e Literatura na Escola reiniciou em abril as atividades com educadores, em Uberlândia (MG). O projeto é realizado desde 2010, já tendo desenvolvido oficinas com 80 educadores e 120 alunos. Para 2013 está prevista a finalização do trabalho com a formação de educadores para multiplicação das práticas vivenciadas no contexto escolar.
Por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e Ministério da Cultura, a Associação EMCANTAR realiza a gestão do Ponto de Cultura e é responsável pelo desenvolvimento das atividades que envolvem, neste ano, 60 educadores.
As oficinas, cujo objetivo é promover o fomento de ideias e de práticas culturais educativas para serem aplicadas em sala de aula, irão acontecer em cinco módulos que serão oferecidas para duas turmas aos sábados, das 08h às 11h e 13h às 16h, entre os meses de abril e junho, no Clube CESAG – Rua Maria Augusta de Morais, n° 04 – bairro Alvorada.
Somente no ano passado, as práticas culturais educativas desenvolvidas pelos educadores que participaram das oficinas foram aplicadas, criadas e recriadas em sala de aula com aproximadamente 1.300 alunos.
Para a professora da E. E. Presidente Juscelino Kubitschek, Sandra Maria do Nascimento, que participou das oficinas do Ponto de Cultura em 2012, as atividades serviram de estímulo para o planejamento das aulas, ao proporcionarem uma ampliação da capacidade criativa dos professores.
“O resultado é que as aulas ficam mais agradáveis, os professores conseguem interagir melhor com os alunos, estimulando-os e prendendo a atenção deles com contação de histórias, músicas e várias outras atividades culturais”, afirma Sandra.
De acordo com uma das oficineiras do projeto, a arte-educadora Ana Lopez, neste ano, cerca de 20 atividades serão realizadas durante os cinco módulos de oficinas com os educadores.
“Um dos requisitos da oficina é que os professores coloquem em prática com seus alunos o que estão aprendendo. Desse modo, a perspectiva é que 200 atividades sejam aplicadas pelos professores em sala de aula, além da realização da 3ª Mostra de Trabalhos dos Educadores, em que eles irão expor as práticas culturais educativas desenvolvidas ao longo das oficinas”, conta Ana Lopez.
Ciclo Assessoria de Imprensa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário